Pensar no futuro é agir Agora
O Banco Finantia rege o seu dia-a-dia numa base de responsabilidade sustentável, de inclusão, respeito, inovação, preocupação com o meio ambiente e entreajuda. Reconhece que as questões ambientais e sociais, e de governação (ESG) colocam desafios importantes à prosperidade a longo prazo da economia global, ao bem-estar das pessoas e da sociedade e à capacidade de regeneração do ambiente natural e que tem um impacto no desempenho a longo prazo das empresas.
O trabalho realizado pelo Grupo Intergovernamental sobre alterações climáticas tem sido o fundamento de acordos internacionais, como o Acordo de Paris, para combater os efeitos das alterações climáticas e no apoio à transição para uma sociedade sustentável.
O Banco Finantia está por isso empenhado em apoiar os seus clientes e a economia na sua transição para uma economia sustentável, dando a conhecer produtos e/ou serviços financeiros de atividades de negócio que sejam ambiental e socialmente responsáveis, combinando bons desempenhos de longo prazo com justiça social e proteção ambiental, de acordo com os seus compromissos de sustentabilidade.
A sustentabilidade consiste em Construir, a Pensar no futuro
As questões de sustentabilidade podem ter um efeito favorável na contribuição para o desempenho financeiro de uma empresa a longo prazo e contribuir para um maior progresso económico, social e ambientalmente sustentável. Assim, a incorporação destas considerações nos processos de pesquisa de investimento, construção de carteira, revisão de carteira e direção dos gestores de portfólio pode ajudar a melhorar os rendimentos ajustados ao risco a longo prazo, tomando decisões de investimento que levam em consideração informação ESG financeiramente relevantes. Também tem especial atenção às questões, da saúde, de segurança e dos direitos humanos dos trabalhadores e o impacto nas comunidades locais.
O que é o Investimento Sustentável?
O que é o Regulamento SFDR?
Riscos de sustentabilidade e climáticos
Capital de risco. Todos os investimentos financeiros acarretam um elemento de risco. Assim, o valor do investimento e o rendimento resultante do mesmo irão variar e o montante do investimento inicial não pode ser garantido. Por outras palavras, todo o investimento está associado a uma expectativa de retorno com base no seu nível de risco: quanto maior o retorno esperado, maior o nível de risco que está a ser assumido. O desempenho passado não é um indicador confiável de resultados atuais ou futuros e não deve ser o único fator de consideração ao selecionar um produto ou estratégia. Alterações nas taxas de câmbio entre moedas podem causar uma diminuição ou aumento do valor dos investimentos. A flutuação pode ser particularmente acentuada no caso de um fundo de maior volatilidade e o valor de um investimento pode cair repentina e substancialmente. Os níveis e a base de impostos podem mudar de tempos em tempos.
Riscos Climáticos: é o possível impacto negativo que um evento climático pode causar a um bem, sociedade ou ecossistema. Ele não é necessariamente físico e causado apenas pelas mudanças climáticas, pode estar associado a outros aspetos como de transição.
Riscos de transição: aqueles que surgem no caminho para uma economia sustentável, podendo ser: regulatórios, legais, tecnológicos, de mercado ou reputacionais.
Riscos legais: correspondem aos processos judiciais que as organizações podem sofrer pela gestão inadequada dos impactos do clima sobre as comunidades em que atuam.
Risco tecnológico: a necessidade de incorporação de novas tecnologias aos processos produtivos também contribui para o risco climático, dado seu potencial de afetar a competitividade e os custos de produção.
Risco de reputação: a necessidade de integrar adequadamente os aspectos ESG à estratégia da Entidade, especificamente na gestão de carteiras de clientes e investimentos.
Risco operacional: perdas no caso de um aconselhamento incorreto de uma Entidade, ou na ausência de avaliação de riscos de sustentabilidade que podem afetá-lo.
O seu Private Banker terá todo o gosto em organizar uma reunião mais detalhada sobre a oportunidade apresentada pelo investimento sustentável. Para mais informações, consulte aqui a Política de Integração de Riscos em Matéria de Sustentabilidade nos Serviços Financeiros a Clientes.